quarta-feira, 20 de abril de 2011

Tamagochi, você lembra??

Quem nunca teve um né?!


O tamagochi (em japonês: たまごっち, tamagocchi?) é um brinquedo em que se cria um animal de estimação virtual. O tamagochi foi lançado pela Bandai em 1996 no Japão.
A motivação do brinquedo consiste em cuidar do animalzinho virtual como se fosse real, dando-lhe carinho virtual, comida virtual, banho virtual, cuidados virtuais etc.
Existiam duas versões do Tamagochi (ou Tamagotchi). O Tamagochi apresentado na imagem é a primeira versão. Já na versão 2 ele vem com sensor infravermelho permitindo que os Tamas se comuniquem entre si e até tenham filhos.

O Tamagotchi Connection V3 foi lançada em 2005 no Japão e logo se espalhou pela Europa. O  "Tamagotchi Connection", que, além do sensor infravermelho e de jogos e funções adicionais àquelas conhecidas, tem interação com o computador, em um site "Tamagotchi Town", onde pode-se adquirir produtos virtuais através dos pontos ganhos em jogos. Não paga nada para entrar e se divertir. Nem para adquirir os produtos virtuais. Estes são armazenados em seu Tamagochi V3.
Na Península Ibérica já o Tamagotchi Connection Jinsei, uma 4ª versão melhorada, que permite ao dono ter mais liberdade quanto à comida que dá ao seu "animal", mais jogos, receber cartas, visitar os outros Tamagotchis e até ligá-lo através de um código ao site oficial. Custava entre 19,99 e 22,00 euros e pode facilmente ser adquirido em lojas de Centros comerciais.
Por último, o Tamagotchi Connection V5 veio com opção de família, onde ao se comunicar com outro tamagotchi você pode até ter filhotes. A V5 teve 3 tamagotchis dentro de um ovo. Depois quando tiverem idade para casar pode casar por TV (do tamagotchi) ou por comunicação (infravermelhos).
OBS:Aki Maita, a criadora de Tamagotchi foi quem também criou a famosa série da Bandai: Digimon. Provando que a série foi planejada desde o início dos anos 90 e não foi produzida após o lançamento da série da Nintendo: Pokémon como muitos pensam.
Em 2008, foi anunciado versão para celular produzida pela Tectoy Mobile.

Tamagotchi no Brasil
No Brasil, a marca Bandai lançou o Tamagochi na segunda metade dos anos 90. O minigame, que simula a vida de um animal de estimação verdadeiro, ficou popularmente conhecido como “bichinho virtual”.
Em 2008, além da versão para celular, foi criada uma nova geração do aparelho com cores. Assim, pela primeira vez, o bichinho virtual pôde ser visto em telas coloridas.







Artigo adaptado do site http://pt.wikipedia.org/wiki/Tamagotchi

2 comentários: